O Governo do Estado da Bahia reafirmou seu compromisso com o combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, após críticas de suposta falta de apoio às brigadas voluntárias da região. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, esclareceu que o governo vem oferecendo suporte constante e intensificando os esforços para conter o fogo.
![]() |
Foto: Açony Santos |
Equipamentos e investimentos garantidos pelo Estado
Segundo Spengler, os equipamentos destinados às brigadas são fornecidos todos os anos e continuam sendo disponibilizados conforme a necessidade.
“Pode ter ocorrido algum dano em materiais específicos, mas o Governo está investindo recursos significativos nessa operação”, destacou o secretário.
Além do envio de insumos, o Estado mantém uma rotina de reuniões com os brigadistas para monitorar a situação e definir estratégias diárias de atuação.
Ventos dificultaram o trabalho aéreo
O secretário também reconheceu a existência de focos ativos, mas explicou que, no fim de semana, as fortes rajadas de vento impediram a ação de aeronaves na região. Essa condição climática comprometeu os esforços aéreos, especialmente no domingo.
Durante a semana, novos focos surgiram, principalmente no Vale do Capão, em Palmeiras. De acordo com Spengler, as causas dos incêndios nessa área estão relacionadas a descargas elétricas naturais, ou seja, raios.
Reforço aéreo e atuação em campo
Para intensificar a resposta, o Governo do Estado contratou, na sexta-feira (11), dois aviões e um helicóptero adicionais, que se somam aos equipamentos já em operação. O reforço chegou à Chapada no sábado (12) com a missão de ampliar o combate ao fogo em áreas de difícil acesso.
Força-tarefa mobilizada:
- 60 bombeiros militares
- Cerca de 40 brigadistas voluntários
- 8 peritos em incêndios florestais
- 4 veículos tracionados
- 6 aviões modelo air tractor (capacidade de até 3.800 litros de água)
- 3 helicópteros
Parcerias com o Governo Federal e apoio logístico
Na mesma sexta-feira, o secretário Spengler esteve em Brasília em reunião com o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo foi solicitar o apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e recursos adicionais, como equipamentos e estrutura operacional.
Também foi acionada a Defesa Civil Nacional, com o pedido de suporte emergencial.
“Esperamos um retorno ainda hoje para fortalecer ainda mais as ações em campo”, disse o secretário.
Transporte de brigadistas e suporte às ações locais
A coordenadora do programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, ressaltou que o Governo da Bahia tem garantido toda a logística necessária para o sucesso das ações.
“Estamos viabilizando o transporte dos brigadistas voluntários até os pontos mais distantes da Chapada”, afirmou.
O esforço conjunto entre estado, voluntários e órgãos federais segue como pilar essencial no enfrentamento aos incêndios que ameaçam a biodiversidade da região.
Planeja visitar a Chapada Diamantina?
Acompanhe sempre as notícias e cuide da natureza!
Siga nossas redes sociais e explore mais conteúdos em www.ibicoaradetodos.com.br sobre como curtir a Chapada de forma segura e consciente.