Fogo persiste há mais de 20 dias no Morro Branco, próximo ao Vale do Capão
Uma equipe formada por oito voluntários foi mobilizada na manhã desta sexta-feira (13) para combater um incêndio que já dura 21 dias no Morro Branco, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, próximo ao Vale do Capão, no município de Palmeiras (BA).
Apesar dos esforços, as chamas continuam avançando. De acordo com Alexandre Presto, representante da Associação de Guias e Brigada Voluntária da região, a equipe que atuou na quinta-feira (12) conseguiu conter o fogo na base da montanha e realizou o rescaldo na manhã seguinte, com o objetivo de evitar que novos focos surjam.
A nova equipe enviada nesta sexta está concentrando os esforços no topo do morro, onde o incêndio começou. “Nosso trabalho agora é evitar que as brasas desçam a encosta e provoquem mais focos na parte baixa da montanha”, explicou Presto.
Durante o dia, os trabalhos contam com cerca de oito combatentes. À noite, esse número costuma aumentar, chegando a 13 ou 14 voluntários. No entanto, a falta de equipamentos limita a participação de mais pessoas. “Temos voluntários dispostos, mas não temos material suficiente. Quem deveria fornecer o equipamento não está fazendo sua parte, e isso dificulta muito o nosso trabalho”, desabafou o brigadista.
Novo foco de incêndio atinge região de Lençóis
Enquanto isso, outro incêndio teve início também na quinta-feira (12), desta vez nas proximidades do Rio Mucugezinho, uma das áreas mais visitadas do Parque Nacional, já dentro do município de Lençóis.
Segundo César Gonçalves, chefe substituto do Parque, as chamas começaram por volta das 11h e se espalharam rapidamente, atingindo áreas próximas ao famoso Morro do Pai Inácio. Felizmente, essa frente foi controlada ainda no mesmo dia.
Entretanto, o fogo avança em outras regiões, como a localidade conhecida como Ponen, onde foi enviada uma nova equipe para intensificar o combate. Há também registros de incêndios ativos nas proximidades da Serra do Capão Preto, onde um grupo de cinco brigadistas voluntários foi encaminhado, mas ainda não chegou ao local.
Ao todo, cerca de 30 pessoas estão envolvidas na operação de combate ao fogo na região de Lençóis, incluindo voluntários, o Corpo de Bombeiros, e equipes do PrevFogo, ligado ao Ibama.
BR-242 foi interditada por conta da fumaça
Na tarde da quinta-feira, a BR-242, na altura do km 340, precisou ser completamente interditada por conta da intensa fumaça, que comprometeu a visibilidade dos motoristas. O bloqueio ocorreu por volta das 12h30. Às 14h30, a via foi parcialmente liberada por apenas 15 minutos, sendo logo em seguida interditada novamente devido à baixa visibilidade provocada pelo fogo.
A importância do apoio e da prevenção
O cenário atual na Chapada Diamantina revela o esforço de voluntários e órgãos públicos para proteger um dos ecossistemas mais preciosos da Bahia. No entanto, a falta de equipamentos adequados e apoio institucional evidencia a fragilidade da resposta ao fogo.
Se você ama a Chapada Diamantina e deseja contribuir, considere apoiar brigadas locais, compartilhar informações e conscientizar sobre a prevenção de queimadas — especialmente durante o período seco.
Planejando sua viagem para a Chapada? Fique por dentro das condições climáticas e das áreas afetadas antes de seguir viagem. A natureza agradece e sua segurança também.