Incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina é totalmente controlado - Ibicoara de Todos

Incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina é totalmente controlado

Chamas começaram há oito dias; cerca de 4.900 hectares foram queimados

Informações Correio24horas
O incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina está totalmente extinto, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio). Quatro brigadistas do instituto atuaram na tarde desta sexta-feira (18) na região próxima a Andaraí, conhecida como Garapa, onde ainda existiam pequenos focos.  
Os analistas alertam, entretanto, que a depender do tempo e do vento, o fogo pode voltar. O IcmBio ainda monitora a região, realizando sobrevoos. Até as 18h de hoje, o instituto não tinha uma avaliação atualizada do estrago causado pelos incêndios que começaram na sexta-feira (11).
Foto: (Mateus Pereira/Secom)


De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella, o incêndio foi provocado por ação humana, mas a motivação ainda é desconhecida.
Um outro incêndio também atingiu uma área próxima à cidade de Mucugê no sábado (12). Combatido por equipes do Ibama, o fogo foi controlado no domingo (13).
De acordo com o analista ambiental do IcmBio, Pablo Casella, até quinta-feira, os três episódios atingiram cerca de 4.900 hectares do parque. O número é inferior aos nove mil hectares divulgado anteriormente e pôde ser constatado após um sobrevoo pela região.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp