Estudo divulgado por jornal britânico analisa as taxas da testosterona ao longo do dia entre homens e mulheres. Hormônio aumenta nos homens pela manhã.
Em qual parte do dia o desejo sexual masculino é maior? E o feminino? As oscilações nas taxas da testosterona, hormônio sexual, definem os horários do dia em que homens e mulheres estão mais interessados em sexo.
Segundo estudo divulgado pelo jornal britânico Mirror, as taxas são mais altas nos homens, sobretudo, pela manhã. Enquanto nas mulheres, os níveis do hormônio crescem mais à noite.
Confira como as mudanças hormonais interferem na libido dos homens e mulheres:
Às 5h
Mesmo antes dos homens acordarem, seus níveis de testosterona estão no auge, entre 25% a 50% a mais do que em qualquer outro momento do dia. Isso porque a glândula pituitária do cérebro, que regula a produção do hormônio sexual masculino, foi ligada durante a noite.
As mulheres também produzem testosterona, o principal hormônio do desejo sexual, mas bem menos que os homens, mas ele é mantido em equilíbrio pelo estrogênio e progesterona. “Os homens precisam apenas de uma quantidade normal de testosterona para se sentirem preparados para o sexo”, disse Ashley Grossman, professor de neuroendocrinologia do St. Bartholomew's Hospital, Inglaterra. “Os níveis elevados no período da manhã significam que a maioria dos homens vai acordar duas ou três vezes por semana com ereções”, acrescentou.
Às 6h
Uma boa noite de sono pode fazer com que os homens se sintam ainda mais “amorosos” pela manhã. Estudos constataram que, quanto mais tempo de sono profundo eles têm, maiores são os níveis de testosterona.
Às 7h
Embora os níveis de hormônios sexuais nos homens sejam mais elevados quando acordam, nas mulheres são mais baixos. “Os níveis de testosterona masculinos e femininos são mais elevados em extremos opostos do dia, de modo que eles estão fora de sincronia”, disse a ginecologista Gabrielle Downey, do Sandwell & West Birmingham Hospitals, Reino Unido. “No entanto, é preciso mais do que hormônios para ter uma mulher no clima, então os homens precisam fazer um esforço ativo.”
Os hormônios das mulheres sobem e descem mais ao longo do ciclo menstrual do que durante um dia. No auge (meio do ciclo), os níveis de testosterona de uma mulher serão 30 vezes maiores do que no início.
Às 8h
Enquanto ambos os sexo se preparam para enfrentar o dia, os níveis de cortisol, hormônio do estresse, sobem para ajudar a acordar, o que ajuda a amortecer o efeito dos hormônios sexuais.
Às 9h
À medida que o dia passa, os homens continuam a produzir testosterona em seus testículos. O hormônio também é necessário para desencadear o crescimento muscular e a produção de espermatozoides. Embora eles nem percebam, os níveis caem e sobem a cada 90 minutos durante todo o dia, como parte do relógio biológico do corpo.
Às 12h
Se uma colega atraente passa na frente do homem no trabalho, não vão ser os hormônios os primeiros a reagir. Se ele se sente muito atraído por alguém, é o sistema nervoso que entra em ação. A visão de alguém atraente libera imediatamente endorfinas e aciona o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais.Os hormônios sexuais levam mais tempo para crescer. Os rapazes com mais testosterona são mais propensos a serem considerados atraentes pelas mulheres, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos.
Às 13h
As mulheres são menos propensas a serem despertadas pela beleza de um homem. Em vez disso, os estudos descobriram que os níveis de testosterona femininos costumam ser impulsionados pela antecipação de sexo com seu próprio parceiro.
Em um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, as voluntárias em relacionamentos de longa distância forneceram cinco amostras de saliva, nos seguintes momentos: duas semanas antes de encontrarem seus companheiros, no dia anterior, antes do sexo, um dia depois do sexo e três dias depois da separação. Os níveis de testosterona atingiram o pico no dia anterior à visita da cara metade.
Às 18h
Ao anoitecer, os níveis de testosterona dos homens estão começando a cair, enquanto os hormônios sexuais femininos estão gradualmente subindo, embora muito mais lentamente. Informações iBahia