Evento aconteceu nesta quarta-feira (21), em Maracás, a 354 quilômetros de Salvador
Foi inaugurada, nesta quarta-feira (21), a primeira mineradora de vanádio das Américas. A planta teve um investimento de R$ 555 milhões e possui capacidade de produzir até nove mil toneladas por ano de pentóxido de vanádio, matéria prima utilizada, principalmente, em indústrias de aços especiais nas áreas de óleo e gás, materiais cirúrgicos, turbinas eólicas e ferrovias de alta velocidade. A Vanádio de Maracás S/A, empresa do grupo canadense Largo Resources, possui o maior teor do metal em todo o mundo.
Presidente das Operações no Brasil, Kurt Menchen explicou que a mina produzi o melhor vanádio do mundo, favorecendo a competitividade do mercado. A produção será exportada para a Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão. "A operação da Vanádio Maracás posiciona o Brasil estrategicamente na produção do minério, uma vez que a produção inicial corresponde a 7% do consumo mundial do mineral", disse.
Por sua vez, o governador Jaques Wagner, que esteve presente no evento, enalteceu a participação da empresa em solo baiano e revelou que a chegada da Vanádio vai contribuir na geração de empregos. "Esta empresa vai dinamizar a economia do estado e do município, gerando emprego e renda. Os trabalhadores baianos são dedicados e tenho certeza que a direção da empresa vai se orgulhar da mão de obra", finalizou.
A estimativa dos investidores é de que até sete postos de trabalho sejam criados na região para cada emprego gerado de forma direta ou indireta pela mineradora. A cidade de Maracás fica a 354 quilômetros de Salvador. Informações iBahia
veja mais