Ele também será oferecido em farmácias públicas no 2º semestre de 2014.
Novo exame rápido pode ser feito feito sem auxílio médico.
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (18) portaria em que normatiza a oferta de um novo teste rápido de Aids pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março de 2014. O novo teste detectará a doença em até 30 minutos a partir de amostra de fluido oral, segundo nota do ministério.
O teste com fluido oral será usado por 40 organizações não governamentais parceiras do ministério em 21 estados e no Distrito Federal para populações consideradas prioritárias, que apresentam maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus HIV e englobam homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis, transexuais, pessoas que usam drogas, estão presas e em situação de rua.
veja mais
A partir do segundo semestre de 2014, o teste estará disponível para toda a população, em serviços do SUS que atendem pessoas vulneráveis, em farmácias da rede pública e em campanhas "Fique Sabendo", que oferecem exames rápidos gratuitos para detecção de HIV. Os testes de nova metodologia, que são produzidos pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz, também poderão ser vendidos em farmácia privadas, informa o ministério.
As farmácias deverão disponibilizar bula com informações sobre o passo a passo para sua realização, número de telefone para responder dúvidas e orientação para procurar o serviço de saúde, caso o resultado seja positivo.
Como funciona
O novo teste pode ser feito pela própria pessoa, sem auxílio médico. O kit inclui uma haste coletora de fluido oral descartável, frasco com solução e suporte plástico.
O novo teste pode ser feito pela própria pessoa, sem auxílio médico. O kit inclui uma haste coletora de fluido oral descartável, frasco com solução e suporte plástico.
Com a haste coletora, a pessoa deve extrair o fluido da gengiva e da mucosa da bochecha, colocá-la na solução e esperar 30 minutos. A reação ocorrerá no suporte de plástico, onde será revelado o resultado. Se aparecer uma única linha vermelha, significa que o fluido não é reagente. Se apareceram duas linhas vermelhas, quer dizer que na amostra há anticorpos anti-HIV e o teste é positivo.
A pessoa deve evitar ingerir alimento e bebida, fumar ou inalar qualquer substância, escovar os dentes, usar antisséptico bucal ou realizar qualquer atividade oral que deixe resíduos 30 minutos antes de realizar o teste. Também é preciso tirar o batom.
A portaria publicada nesta quarta-feira também aprova novo Manual Técnico para Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças, que complementa os procedimentos para a realização de testes de HIV no país. Informações G1 SP/Bem Estar