Cade abre investigação contra Google por práticas anticompetitivas no Brasil - Ibicoara de Todos

Cade abre investigação contra Google por práticas anticompetitivas no Brasil

Acusações foram apresentadas pela Microsoft e pela dona dos sites Buscapé e Bondfaro

Ibicoara de TodosDe acordo com denúncias do Buscapé e da Microsoft, empresa estaria privilegiando Google Shopping e exigindo dados sensíveis dos concorrentes

Num segundo processo, que como o primeiro foi motivado por denúncias da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia Ltda., dona do Buscapé e do Bondfaro, a suspeita é que o Google estaria se aproveitando de dados postados por usuários nesess dois sites, numa técnica conhecida como raspagem (scraping, em inglês). A empresa americana, porém, impediria a aplicação da técnica a seus sites.
"O Google Shopping teria indevidamente se apropriado de reviews (comentários de clientes opinando sobre qualidades ou defeitos de lojistas e produtos) reunidos pelos sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro", diz nota do Cade. "De acordo com a denúncia, uma vez que as opiniões dos usuários sobre produtos e serviços agregam informações relevantes e são um atrativo para ferramentas de buscas temáticas para compras, com essa prática o Google estaria subtraindo vantagens competitivas detidas por esses rivais e delas se beneficiando."
O terceiro processo analisa se a empresa estaria dificultando que os anunciantes que possuem contratos com o Google também anunciem em outros buscadores – prática conhecida como multihoming. O caso foi relatado pela Microsoft Corporation, dona do buscador Bing. 
O Cade diz que as práticas, se confirmadas, podem dificultar a entrada e o desenvolvimento de concorrentes no mercado brasileiro de buscas online, e lembra que o Google já detém cerca de 99% do segmento no País.
Em nota, o Google informou que irá "trabalhar com o Cade" para resolver os questionamentos.
"Governos e tribunais de justiça em vários países, inclusive no Brasil, já examinaram estas questões e não encontraram violações das leis vigentes", informou a empresa.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp