Processo para implementar o Acordo de Paris até 2020 começa em Bonn nessa semana - Ibicoara de Todos

Processo para implementar o Acordo de Paris até 2020 começa em Bonn nessa semana

WWF divulga documento com expectativas para a COP23

Por: Giovanna Leopoldi | JB Press House
(Foto: Reprodução/ WWF-Brasil)

BONN, Alemanha – A partir de segunda-feira, os negociadores de clima das Nações Unidas se encontrarão em Bonn para discutir questões-chave, que vão no ponto central da implementação do Acordo de Paris - manter o aquecimento abaixo de 1,5 ° C.

Cerca de um ano após a entrada em vigor do tratado histórico, os Estados membros precisam fazer fortes avanços no conteúdo das diretrizes de implementação para que elas estejam totalmente em operação até 2020. Eles também devem lançar um processo para incentivar os governos nacionais a aumentar a ambição de seus objetivos nacionais (NDCs) até 2020.

Seguindo a decisão da COP em Paris de trazer atores não-estatais como empresas, cidades, investidores e governos subnacionais para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, haverá um foco importante no papel e nas conquistas destes atores, além da discussão de como integrá-los efetivamente aos esforços internacionais e nacionais.

Manuel Pulgar-Vidal, líder do programa mundial de clima e energia do WWF, reafirmou a importância da conferência como uma oportunidade de ação.

"Os recentes eventos meteorológicos extremos que testemunhamos globalmente são uma lembrança do que está em jogo. Em Bonn, devemos promover o impulso necessário para acelerar a ação climática que já está em curso e ainda aumentar os esforços, buscando limitar o aquecimento global a 1,5 ° C.

Ainda segundo ele, “a COP23 será a maior prova até agora do compromisso e da determinação das Partes de cumprir o Acordo de Paris. Com a colaboração de atores não-estatais, as Partes podem passar por este teste mostrando ambição e urgência em cada uma dessas áreas", completou.

A 23ª Conferência de Partes das Nações Unidas para o Clima (COP23) acontece de 6 a 17 de novembro. Porta-vozes do WWF-Brasil estarão presentes na Conferência, junto a representantes de outros escritórios internacionais do WWF, acompanhando as negociações e promovendo a realização de discussões estratégicas para promover a Agenda de Ação e acelerar a ação climática. Os eventos, que funcionam como um apoio à Parceria de Marrakech, estarão sediados no #pandahub na BonnZone. A programação destes eventos está disponível em www.panda.org/COP23.

Os assuntos que exigem um olhar mais cuidados e um progresso substancial durante a conferência estão descritos no documento do WWF  “Expectativas para a COP23”, disponível aqui.


Sobre o WWF 
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp