Hackers invadem sistema da prefeitura e sequestram dados - Ibicoara de Todos

Hackers invadem sistema da prefeitura e sequestram dados

O crime cibernético acarretou na suspensão de serviços, como a emissão de IPTU

Informações bahia.ba
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilhéus)

O sistema interno da prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, foi atacado por um grupo de hackers na manhã de quinta-feira (23). Para conter danos maiores, o serviço de internet foi suspenso e, gradativamente, restabelecido até a manhã desta sexta (24).
O ataque bloqueou arquivos de uso institucional e afetou serviços como a emissão de IPTU e outros canais para a população.
De acordo com o Executivo municipal, foi deixada uma mensagem na tela do computador pela “sequestradora” de dados, com instruções para a liberação das informações. A exigência, não atendida, foi o depósito de uma espécie de recompensa em uma conta indicada.
Em nota, a Secretaria Municipal de Administração disse que a ocorrência foi registrada na Polícia Civil, que já apura o caso. Mesmo com o serviço de internet retomado, os arquivos internos danificados continuam bloqueados, o que traz prejuízo à prestação de serviços de diversas seções.
Além da emissão de IPTU, também foram afetados o Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão, o setor de licitações e o cartão Vale-Mais.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp