Repórter visita Gruta dos Brejões na Chapada Diamantina e faz descida de rapel de 136 metros; confira vídeo - Ibicoara de Todos

Repórter visita Gruta dos Brejões na Chapada Diamantina e faz descida de rapel de 136 metros; confira vídeo

A Gruta dos Brejões tem a segunda maior ‘boca’ de caverna do Brasil e é a primeira Área de Proteção Ambiental

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Montagem do JC/Rede Bahia)

Uma descida de rapel com mais de 100 metros de altura foi o mote principal de uma reportagem exibida no último sábado (7), no programa Conexão Bahia, da Rede Bahia, na Gruta dos Brejões, no município de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina. A repórter não se intimidou com a altura e encarou o desafio com segurança e acompanhamento de guias e instrutores locais.
Com mais de oito quilômetros de extensão e sendo a 15ª caverna em dimensão de cavidade, foi possível explorar e conhecer também um pouco desse local encantador, de formações geológicas impressionantes. É o caso, por exemplo, da pedra ‘Bolo de Noiva’, uma formação de estalagmite calcária de grandes proporções e beleza estética.
Na entrada da gruta, que tem a segunda maior ‘boca’ de caverna do Brasil e é a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) demarcada no estado da Bahia, há um altar de pedra em homenagem à Nossa Senhora dos Milagres. Nele também há uma pedra formada pela ação do tempo que é identificada pelos fiéis como sendo semelhante ao rosto de Jesus e também é cultuada no local.

Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp