Aberje: há 50 anos fomentando a cultura da comunicação no Brasil

Principal think tank da comunicação corporativa brasileira celebra meio século de atividade com grande festa na Sala São Paulo

Por: Adriano Ortolani | Ortolani Comunicação

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) comemorou no dia 8 de outubro 50 anos de vida. E para celebrar este marco histórico — não somente para a entidade, mas para a comunicação corporativa no Brasil — a Aberje promove, no dia 22 de novembro, uma grande festa na Sala São Paulo, um dos principais cartões postais da capital paulista. A comemoração dos 50 anos da Aberje, na realidade, será "uma festa dentro da festa", já que acontecerá durante o evento de premiação do Prêmio Aberje, tradicional concurso que reconhece as práticas mais inovadoras na área da comunicação corporativa no país.

"Em 1967, um grupo de profissionais — tendo o pioneiro Nilo Lucchetti à frente da iniciativa — fundava a Aberje, então batizada de Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresa", relembra Paulo Nassar, atual presidente da entidade. "Era uma época de regime político fechado e repressão, e a profissão de comunicador em empresas ensaiava seus primeiros passos no Brasil. Em um ambiente político de censura, o papel da associação era o de reforçar o valor da informação para o desenvolvimento dos funcionários e dos negócios. Nossa primeira logomarca — a imagem do "operário leitor", uma releitura do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci — explicitava a visão humanista da Aberje."

Meio século depois, mantendo a essência, a Aberje ampliou a discussão sobre os jornais internos para o diálogo e relacionamento das empresas com a sociedade. Produzindo conteúdos, pesquisas e investindo na formação de profissionais, a associação se posiciona hoje como um think tank para o setor. "Mas não como uma autoridade do saber ou detentora do bastião da verdade, mas sim como um hub, que conecta os pontos da rede e promove a circulação do conhecimento entre os associados", afirma Paulo Nassar.

Nos últimos 50 anos, a Aberje contribuiu fortemente para o desenvolvimento da comunicação corporativa no Brasil. Neste período, a associação realizou quase 600 eventos, ofereceu mais de 500 cursos livres, lançou cerca de 170 publicações entre livros e revistas e pelo menos 30 pesquisas. A Aberje também promove, desde 2011, um curso de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial em parceria com a ESEG, e conta atualmente com importantes parcerias com instituições internacionais, como a Universidade Syracuse, nos Estados Unidos, e a Universidade de Liverpool, no Reino Unido.

"A Aberje celebra os seus 50 anos já pensando nos próximos 50", afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da associação. "Queremos estar cada vez mais próximos das empresas, ajudando a pensar as suas estratégias e a fomentar a cultura da comunicação dentro das companhias. A boa comunicação precisa estar espalhada por toda a organização, desde o CEO, o CFO, o COO, até os departamentos de RH, marketing, vendas…", conclui o executivo.

Sobre a Aberje - Com 50 anos de existência, a Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional em uma perspectiva global e local como uma função administrativa, política, cultural e simbólica para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania. A atuação de Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro, alcançando diversos países – como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, com projetos específicos de relacionamento e intercâmbio que posicionam os comunicadores brasileiros como protagonistas de trabalhos de excelência. Tornando-se assim, o Think Tank da Comunicação Empresarial Brasileira e Global.
Compartilhar Google Plus

Caixa de comentários

0 Comentários:

Postar um comentário