Vencedores do Nobel criticam Brasil por corte na ciência - Ibicoara de Todos

Vencedores do Nobel criticam Brasil por corte na ciência

Carta de 23 ganhadores do Prêmio Nobel faz referência ao corte de 44% no Orçamento deste ano do Ministério da Ciência e Tecnologia

Informações bahia.ba
(Foto: Beto Barata/PR)

Um grupo de 23 ganhadores do Prêmio Nobel enviou nesta sexta-feira (29) uma carta ao presidente Michel Temer como um aviso de que “os cortes orçamentários em Ciência e Tecnologia comprometem o futuro do Brasil e precisam ser revistos antes que seja tarde”.
O documento faz referência ao corte de 44% no Orçamento deste ano do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), assim como à possibilidade de um novo corte em 2018 – 15%, caso o Projeto de Lei Orçamentária Anual enviado pelo governo ao Congresso seja aprovado.
“Isso danificará o Brasil por muitos anos, com o desmantelamento de grupos de pesquisa internacionalmente reconhecidos e uma fuga de cérebros que afetará os melhores jovens cientistas”, escrevem os pesquisadores.
A autoria da carta, à qual o Estado de São Paulo teve acesso, é assinada pelo físico francês Claude Cohen-Tannoudji e outros 22 vencedores do Nobel em categorias de Física, Química e Matemática.
Segundo Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, o documento dos cientistas “é uma iniciativa que mostra a importância e a gravidade dos cortes orçamentários”.
O orçamento deste ano do MCTIC é o menor da história, com cerca de R$ 3,2 bilhões disponíveis (depois do contingenciamento de 44% no início do ano) para o financiamento de pesquisas e pagamentos de bolsas em todo o País. Esse valor corresponde a um terço do que o ministério tinha quatro anos atrás, e a perspectiva inicial da federação para 2018 é reduzir para R$ 2,7 bilhões.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp