Secretaria de Saúde determina adoção de medidas para proteger adolescentes do jogo ‘Baleia Azul’ - Ibicoara de Todos

Secretaria de Saúde determina adoção de medidas para proteger adolescentes do jogo ‘Baleia Azul’

Uma nota técnica da secretaria vai orientar a conduta dos profissionais de saúde frente a este tipo de situação

Informações Jornal da Chapada
(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou a adoção de todas as medidas necessárias para proteger e orientar adolescentes em razão de suspeitas de tentativas de suicídio estimuladas pelo jogo virtual ‘Baleia Azul’. Na última quinta-feira (20), o secretário da saúde Fábio Vilas-Boas anunciou a criação de uma força-tarefa para investigar casos de jovens que procuraram assistência hospitalar nos últimos dias por conta de atos de automutilação e outros ferimentos autoprovocados.
Ele também reforçou a importância da atenção dos pais de jovens e adolescentes. “A orientação aos pais e educadores dos jovens é que se registre a ocorrência, seja preservado o material (celular e/ou computador) e prestado atendimento médico imediato”. A Sesab determinou que hospitais, prontos socorros, unidades de saúde e demais serviços de atendimento médico na Bahia redobrem a atenção em situações de automutilação e uso inadequado de medicamentos por crianças e adolescentes.
Para a família, a recomendação da pasta é que, ao identificar algum comportamento suspeito, leve a criança ou adolescente para a unidade de saúde mais próxima. A situação é delicada e os pais devem ficar atentos ao comportamento de seus filhos. Trata-se de um jogo criminoso que tomou conta das redes sociais e está vitimando crianças.
Uma nota técnica da secretaria vai orientar a conduta dos profissionais de saúde frente a este tipo de situação. Além disso, uma rede de serviços esta à disposição para dar suporte aos casos que forem registrados, tanto com assistência clínica quanto psicológica, em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Centro Antiveneno da Bahia.
Caso haja algum sinal de automutilação, o encaminhamento deve ser feito para o pronto socorro, de um hospital ou de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Órgãos de saúde, educação e segurança pública estão trabalhando em conjunto para dar uma resposta à sociedade frente a este grave problema.
Sinais de alerta
Adolescentes saudáveis também podem ser atraídos pelo jogo por curiosidade ou pela sedução do proibido e acabar se colocando em perigo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de que os filhos possam estar entrando na brincadeira ou estejam precisando de ajuda.
Alguns deles são o isolamento ou apatia, agressividade, mudança de comportamento, não deixar os pais chegarem perto de seu celular ou computador, usar manga comprida em dias de calor, queda no rendimento escolar, mudanças no padrão de sono, mudanças de apetite e cortes pelo corpo.
É importante manter as crianças e adolescentes protegidos e com a assistência necessária. Em casos de identificação de comportamentos suicidas, deve-se ligar para Centro de Informações Antiveneno (0800 284 4343), que funciona 24 horas, ou para o telefone 141, para receber orientações de como proceder. Jornal da Chapada com informações da Sesab.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp