Pontos turísticos de Ibicoara chamam atenção depois das chuvas

Mirante do Rio Preto e as cachoeiras do Rio Preto, Fumacinha e Buracão são atrativos da Chapada Sul

Informações Jornal da Chapada
(Fotos: Montagem/Nápio Guia)

O período de chuvas que passou pela Chapada Diamantina deixou seu rastro de beleza. Principalmente em locais com quedas d’água, como o município de Ibicoara. Pontos turísticos importantes para a região, como as Cachoeiras do Rio Preto, das Orquídeas, da Fumacinha e do Buracão foram alguns desses lugares. A Cachoeira da Fumacinha é rica em fauna e flora.
Segundo o guia turístico municipal, Nápio Guia, “tem uma trilha de 19 quilômetros considerada pesada, que passa por vale e cânions”. Há, no entanto, paradas estratégicas em pequenas cachoeiras no percurso da trilha para para relaxar. A cachoeira em si tem 120 metros de altura, sob um cânion de 300 metros.
As três quedas da Cachoeira do Rio Preto contam com toda a biodiversidade de mata atlântica e de cerrado em um só local. Já no Parque Natural Municipal Espalhado (PNME) está localizada a Cachoeira do Buracão, uma das visitadas do Brasil.
Segundo o guia “perde apenas para as Cataratas do Iguaçu em questão de visitação”. O passeio até o Buracão é considerado de nível leve, com apenas três quilômetros de trilha. No percurso ainda é possível visitar duas cachoeiras, a da Orquídea e a Recanto Verde.
Compartilhar Google Plus

Caixa de comentários