Conta de luz da Coelba fica 15% mais barata em abril

Redução acontece por causa da devolução de uma taxa cobrada indevidamente a todos os consumidores brasileiros

Informações bahia.ba
(Foto: Reprodução)

As contas com energia vão ficar menos pesadas para os consumidores da Bahia no próximo mês. Isso se deve à devolução dos valores cobrados pelas distribuidoras de energia a mais no ano passado. Uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgada nesta terça-feira (28) regulou o desconto tarifário para as 90 distribuidoras.
Para os baianos, a redução tarifária, desconsiderando os tributos, será de R$ 6,65 a cada 100 KWh consumido no mês de abril, o que equivale a uma diminuição média de 15,46% para os consumidores residenciais.
Conforme comunicado da empresa, a percepção do valor nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada cliente, que, em geral, serão completados em dois meses.
Como será a devolução – O procedimento de devolução dos recursos terá duas etapas. Na primeira, durante o mês de abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra 3 incluídos desde o processo tarifário anterior e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do Encargo de Energia de Reserva (EER) da usina.
Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra 3. A Aneel também determinou que as distribuidoras incluam um texto padronizado nas faturas de abril e maio de 2017 para informar os consumidores sobre o processo de ajuste. As concessionárias também devem usar outros meios de comunicação para divulgar o movimento tarifário.
Compartilhar Google Plus

Caixa de comentários