Professores municipais de Feira de Santana decretam greve - Ibicoara de Todos

Professores municipais de Feira de Santana decretam greve

Docentes pedem carga horária para atividades extra classe.
Cerca de 50 mil alunos não tiveram aula nesta quinta (11).


Do G1 BA com informações da TV Subaé
Os alunos da rede municipal de ensino em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, não tiveram aula nesta nesta quinta-feira (11), primeiro dia do ano letivo. Isso porque os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Apesar da situação, algumas escolas chegaram a ter aulas nesta manhã. A rede municipal de Feira possui 47 mil alunos matriculados e conta com 210 colégios.
Os professores querem que a prefeitura reserve um terço da carga horária para atividades fora da sala de aula, direito garantido em lei desde 2008. "A categoria, por unanimidade, decidiu paralisar as atividades se não tiver a lei sendo implantada, que é de um terço de reserva da carga horária", disse Marlede Oliveira, presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB) em Feira de Santana.
(Foto: Reprodução / TV Bahia)

De acordo com a Secretária de Educação do município, Jayana Ribeir, parte dos professores  tem a reserva da carga horária, e que os outros que não têm a reserva recebem outro benefício. "Os professores recebem 15% a mais no salário para que eles possam realizar um planejamento fora da própria carga horária. Os professores que não têm essa reserva, no caso dos professores que ensinam o fundamental nos anos finais, não recebem os 15% porque eles têm a reserva garantida. Nós estamos há mais de uma ano tentando negociar com o sindicato, a APLB, para entrar em um consenso. A nossa intenção inicialmente era implantar de forma gradativa, mas infelizmente a gente não conseguiu entrar em um acordo, porque eles [os professores] querem que a gente faça a implantação de forma integral", explicou a secretária.
O prefeito José Ronaldo também falou sobre a greve dos professores e disse que o município precisaria contratar 610 novos profissionais para recompor o quadro, mas que não tem como fazer de imediato porque só restam cinquenta aprovados do último concurso feito pela prefeitura.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp