Cidade de Tancredo Neves tem eleições para prefeito neste domingo - Ibicoara de Todos

Cidade de Tancredo Neves tem eleições para prefeito neste domingo

Antigo gestor municipal e seu vice foram cassados por compra de votos.
Cidade possui 56 sessões eleitorais distribuídas em 16 locais de votação.


Informações G1 BA
Cidade de Tancredo Neves terá eleições neste domingo (Foto: Carlos Santos/ G1)
Cidade de Tancredo Neves terá eleições neste
domingo (Foto: Carlos Santos/ G1)
Novas eleições para definir o prefeito e vice-prefeito da cidade de Tancredo Neves, localizada a cerca de 260 quilômetros de Salvador, serão realizadas neste domingo (14). As eleições suplementares acontecem após cassação dos antigos gestores pelo TRE-BA e Tribunal Superior Eleitoral.
Os ex-prefeito e vice-prefeito de Tancredo Neves tiveram seus mandatos cassados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico, no dia 5 de fevereiro deste ano, pelo TRE-BA, que manteve a decisão no dia 8 de abril após as partes recorrerem. Em 18 de março, em decisão monocrática, a ministra do TSE, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, também negou seguimento ao pedido de Ação Cautelar do ex-prefeito.
No dia 2 de junho, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a eleição direta para a escolha dos novos Prefeito e Vice-Prefeito do município. Os ministros da corte negaram mandado de segurança apresentado pela Câmara Municipal da localidade, que pretendia que a eleição do novo prefeito ocorresse de maneira indireta, por meio dos votos dos vereadores, por entender que a vacância dos cargos teria se dado na segunda metade do mandato dos cassados.
De acordo com o entendimento da ministra do TSE, Maria Thereza de Assis Moura, relatora do mandato de segurança, juridicamente, a vacância dos cargos ocorreu em 26 de novembro de 2013, com a sentença do Juízo de primeira instância (Zona Eleitoral). A ministra disse que a juíza de primeiro grau apenas manteve os cassados no cargo até o julgamento do caso no TRE, ocorrido no dia 5 de fevereiro de 2015.
No domingo de eleição, a cidade de Tancredo Neves, que possui 56 sessões eleitorais distribuídas em 16 locais de votação, deve contar com o reforço de 35 policiais militares, além do apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Cacaueira, para garantir a segurança do pleito eleitoral.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp