MandalaVeda encerra Oficinas Itinerantes de Filtros dos Sonhos com exposição em Lençóis - Ibicoara de Todos

MandalaVeda encerra Oficinas Itinerantes de Filtros dos Sonhos com exposição em Lençóis

Evento final terá performance de temática xamânica com  Toni Silva e 46 artefatos produzidos na Chapada Diamantina. Oficinas foram realizadas em Igatu, Vale do Capão e Rio de Contas.

Por: Louise Pita 
Jornalista / Comunicação Audiovisual

(Foto: Lucas Miranda / Bocapio Comunicação & Tecnologia)
Tecer mandalas em seis horas usando um aro de cipó, linhas, sementes, cristal e penas: este foi o desafio dos participantes das Oficinas Itinerantes de Filtros dos Sonhos na Chapada Diamantina. O resultado desta vivência pode ser visto em Lençóis a partir do dia 02 de maio (sábado), na exposição "Filtrando Energias, Construindo Sonhos" na Casa do Patrimônio de Lençóis. A exposição conta com 46 artefatos e será aberta ao público com a perfomance IKTOMI, do bailarino Toni Silva.

O projeto do MandalaVeda foi financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e contou com a participação de cerca de 50 pessoas em Igatu, Vale do Capão e Rio de Contas. Idealizado pelo casal de artesãos Lucas dos Santos e Sílvia Martins, as oficinas percorreram três pontos da Chapada Diamantina convidando os moradores da região a participar de um momento de interação entre arte, natureza e meditação e, quem sabe, desenvolver um novo dom ou  até mesmo uma nova fonte de renda. "As três oficinas foram excepcionais e foi muito interessante sentir que a dinâmica de cada uma delas foi diferente. Como se costuma dizer, 'as pessoas fazem os lugares' e isto é bem verdade, a energia das pessoas faz o lugar e o momento", resume Sílvia.

Uma destas pessoas é a dentista Maisa Cardoso. Moradora de Piatã, ela foi ao Vale do Capão com o companheiro Lucas Campos para participar da oficina e não se arrepende: "Foi um momento encantador de encontro e partilhas. Seis horas na confecção do filtro dos sonhos, entendendo seu significado e aplicação para representar nós mesmos através da seleção das cores. Projeto lindo, que com certeza reverberou em todos os corações ali presentes!", se emociona.

(Foto: Lucas Miranda / Bocapio Comunicação & Tecnologia)
"Filtrando Energias, Construindo Sonhos"

O filtro dos sonhos de Maisa e dos outros 45 participantes poderão ser vistos pelo público até o dia 16 de maio. "Queremos mostrar às pessoas não só os artefatos produzidos durante as oficinas, mas também a importância e o potencial que o fazer manual pode ter em certos momentos. A prova disso são as expressões captadas nas fotos e mensagens deixadas pelos participantes, que as pessoas terão oportunidade de conhecer durante a exposição, junto com algumas projeções apresentadas neste evento em Lençóis", adianta Lucas dos Santos.

IKTOMI: Um corpo no espaço infinito, trazendo o movimento da vida através da dança.

IKTOMI é um solo de dança contemporânea inspirado nas energias do universo, representando a integração dos quatro elementos. Harmonia entre corpo, poesia, música e dança baseados em uma linguagem ancestral e mitológica. Criada pelo bailarino Toni Silva, o trabalho transmite o encontro entre fusões e tradições vivas na natureza.

Sobre MandalaVeda

O projeto MandalaVeda atua nas áreas de artesanato, agricultura orgânica & permacultura e bioconstrução.  Além disso, também trabalham com produtos e culinária naturais. De forma ecológica e sustentável, propaga o conhecimento de áreas distintas que se complementam no cotidiano das pessoas, fazendo com que práticas que beneficiam a saúde e bem estar façam parte da rotina das pessoas.

SERVIÇO
O quê: Exposição "Filtrando Energias, Construindo Sonhos". A abertura será com a performance IKTOMI, do bailarino Toni Silva.
Quando: Abertura em 02 de maio às 18h
Visitação: 02 de maio a 16 de maio, das 18h às 22h, todos os dias da semana
Onde: Casa do Patrimônio de Lençóis (IPHAN) - Rua da Baderna, 08 - Centro - Lençóis
Entrada franca

Oficinas de filtros dos sonhos
Moradores ou visitantes da cidade de Lençóis interessados em fazer oficinas (em grupo ou individuais), basta entrar em contato pelo contato@mandalaveda.com ou (75) 98194705 para agendar dia e horário.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp