Baiano vencedor do prêmio Jabuti irá visitar escolas e distribuir livros na BA - Ibicoara de Todos

Baiano vencedor do prêmio Jabuti irá visitar escolas e distribuir livros na BA

Aldri Anunciação inicia série de visitações nesta quinta-feira (28).
Camaçari, Simões Filho e Dias D'Ávilla estão entre cidades contempladas.


Informações G1 BA
Aldri Anunciação e Flávio Bauraqui na peça "Namíbia, não!, inspirada em livro " (Foto: Sandra Delgado)
Aldri Anunciação e Flávio Bauraqui na peça "Namíbia, não!, inspirada em livro " (Foto: Sandra Delgado)

O dramaturgo baiano Aldri Anunciação, que recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura 2013 pelo livro "Namíbia, não!", irá visitar dez escolas da rede pública de ensino na região metropolitana de Salvador entre o final do mês de maio e início do mês de junho. Além das visitas seguidas de debates, o livro premiado deve ser distribuído entre professores e estudantes.
As visitações começam nesta quinta-feira (28), em Camaçari. Depois,  seguem para Simões Filho, em 4 de junho e Lauro de Freitas, no dia 11 de junho. Os municípios de Dias D'Ávila, Candeias, Vera Cruz, Salinas da Margarida, Itaparica e Madre de Deus também serão contemplados pelo projeto, mas as datas ainda não foram divulgadas.
Chamado de "O Livro Itinerante - O Autor Encontra seu Leitor", o projeto foi idealizado pelo próprio Aldri Anunciação. O autor se desloca até as escolas públicas destas cidades, onde realiza palestras de 1h de duração para os alunos, seguidas de debate e sessão de autógrafos.
Para cada escola serão doados duzentos livros de "Namíbia, não!". Os nomes das escolas que serão visitadas ainda não foram divulgados.
Prêmio Jabuti
Aldri Anunciação venceu o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil, com o livro "Namíbia, Não!", em apuração realizada no dia 17 de outubro de 2013, na sede da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em Pinheiros, São Paulo. O prêmio é considerado o mais importante da literatura brasileira.
A obra ficcional, baseada na peça de mesmo nome, remete o leitor ao ano de 2016, quando o governo brasileiro obriga todos os afrodescendentes a regressar imediatamente à África, refletindo, em pleno século XXI, como seria o revés da diáspora vivida pelo povo africano durante o Brasil escravocrata. No teatro, o espetáculo "Namíbia, Não!" foi vencedor do Prêmio Braskem 2011, na categoria "Melhor Texto". A peça tem direção de Lázaro Ramos e conta com o próprio Aldri Anunciação como um dos atores do espetáculo.
Em segundo lugar do Jabuti ficou a obra "Os Anjos Contam Histórias", do escritor Luiz Antônio Aguiar, e em terceiro, o livro "Ouro dentro da cabeça", de Maria Valéria Rezende. Nesta quinta-feira também foram divulgadas as obras vencedoras de outras 26 categorias. O resultado pode ser conferido no site do prêmio. Os vencedores dos melhores livros do ano de ficção e não-ficção serão divulgados no dia 13 de novembro.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp