'Dia de Combate à Aids' intensifica ações de prevenção em Salvador - Ibicoara de Todos

'Dia de Combate à Aids' intensifica ações de prevenção em Salvador

Ações de combate serão realizadas em todo o mundo nesta segunda (1º).
Na capital baiana, abertura da mobilização será no bairro da Liberdade.


Informações G1 BA
Público poderá fazer testes rápidos para detecção da doença (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Público poderá fazer testes rápidos para detecção
da doença (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar as ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce da Aids em todas unidades básicas da rede nesta segunda-feira (1º), dia mundial de combate à doença.
Segundo a SMS, a abertura oficial da mobilização ocorre a partir das 9h, na sede do Serviço Municipal de Assistência Especializada, que fica na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade.
No local, o público poderá fazer testes rápidos para detecção do vírus HIV, além de participar de palestras, atividades educativas e apresentações musicais com o "Grupo Afro Muzenza" e "Vera Pureza".
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 718 mil pessoas vivem com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem a situação. De acordo com a SMS, Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Somente este ano, foram notificados na capital baiana 607 novos casos da doença.
Em toda cidade, 96 unidades de saúde realizam testes para detecção da Aids. Nesses postos, segundo a SMS, as pessoas que são identificadas com a doença são encaminhadas para o serviço especializado - CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, e Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade. Nestes locais, elas recebem os cuidados necessários e os medicamentos antirretrovirais.
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp