Comendador: você também pode ser um, saiba mais - Ibicoara de Todos

Comendador: você também pode ser um, saiba mais

Você sabe o que faz um cara com esse título? Não é só personagem de novela que tem a honraria, veja como conseguir também

Informações areah.com.br
O comendador fictício José Alfredo de Medeiros (Foto: Pedro Curi/TV Globo)
O comendador fictício José Alfredo de Medeiros (Foto: Pedro Curi/TV Globo)
Vamos direto ao ponto. Para entender o que é um comendador você precisa entender o que é uma comenda. Comenda é um benefício, em geral financeiro, que antigamente era concedido a eclesiásticos (tipo um padre, saca?) e cavaleiros. Esta comenda é apenas uma honraria.

Agora que vocês já sabem o que é uma comenda, vamos descobrir o que é um comendador. Um comendador é um cara que não é um nobre de berço, ele não era tratado como Barão, Conde, Visconde etc. Mas seus feitos (na maioria dos casos, o fato de ter se tornado muito rico) eram condecorados com essa medalha (comenda) e lhe era dado o título de comendador. Em uma alusão aos dias de hoje é como o título de “Doutor”, mas para ser doutor basta você botar um bom terno, mostrar que tem uma grana, dar uma boa gorjeta e pronto, você é um doutor. No caso do comendador, ele não faz nada, fizeram por ele, lhe deram o título. 

#Mas porque nunca ouvimos falar sobre isso?

O título de comendador tinha muito valor na aristocracia europeia até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra muitas pessoas estavam falidas e então passaram a vender suas medalhas, aqueles que a compravam detinham o título de comendador também. 

#Comendador ainda é um título de nobreza?

Em grande parte dos lugares sim. No caso do Comendador José Alfredo (personagem da novela Império) o título foi dado como uma honraria. Entretant,o em alguns países como a Itália, o título foi abolido, pois por conta das vendas de comenda passou-se a entender que nem todos os donos de comenda eram dignos de tal honraria.

#Como se tornar um comendador?

O comendador de verdade Danilo Gentili (Foto: Divulgação)
O comendador de verdade Danilo Gentili (Foto: Divulgação)
Está aí uma boa pergunta. Comenda é uma honraria dada somente a aqueles que foram capazes de feitos nobres (independente da área de atuação), o caso mais recente que vimos no Brasil foi o do apresentador Danilo Gentili, que foi agraciado com uma comenda, portanto se tornou um comendador. Mas também é possível se tornar comendador através da compra da comenda, como dito anteriormente. 

#O que faz um comendador?

Faz de tudo. Para se tornar um comendador basta se destacar na sua área de atuação, o título é um reconhecimento, portanto não existe um caminho das pedras para seguir. Você deve se destacar no que faz, e quem sabe, será agraciado com uma comenda.

Então amigão você já sabe, caso queira se tornar um comendador, ou você precisa ter muita grana e comprar uma comenda, ou ser muito bom no que faz e ser reconhecido por isso.  
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp