Golpe no Facebook usa falso vídeo de despedida de Robin Williams - Ibicoara de Todos

Golpe no Facebook usa falso vídeo de despedida de Robin Williams

(Foto: Reprodução)

Qualquer grande evento que ganhe popularidade nas redes sociais é utilizado para disseminação de vírus e malware. A morte do ator Robin Williams é uma delas. Uma nova campanha no Facebook tenta atrair as vítimas para um suposto “vídeo de despedida” do ator, gravado antes de sua morte. A verdade, claro, é que se trata de um vírus.
Ao clicar no link na rede social, o usuário é levado para uma página falsa da BBC, com o suposto vídeo. A estranheza começa no momento em que ele é obrigado a compartilhar um post antes de assistir ao vídeo.



Claro que não há vídeo. Ao pressionar o botão, realmente, você pode compartilhar o link no Facebook. No entanto, é mostrado ao usuário um número absurdo de comentários e compartilhamentos com o intuito de enganá-lo mais um pouco, tentando fazê-lo acreditar que o vídeo viralizou.

Depois de compartilhar, obviamente não há vídeo nenhum. O usuário só recebe uma solicitação para instalar um aplicativo no computador para responder algumas pesquisas. O golpista se aproveita de programas de afiliados para gerar dinheiro com o golpe.

O alerta, emitido publicamente pela Symantec, já chegou até o Facebook. A empresa de segurança diz que a rede social já está tomando as medidas necessárias para barrar as URLs. Informações Olhar Digital / via Symantec
Compartilhar WhatsApp

Compartilhe e comente nas redes sociais

Compartilhar WhatsApp